Bolo Folar de Olhão (Folar de Folhas)

E já que estamos na Páscoa, nada melhor que celebrar a ocasião com um bolo folar regional. Escolhi um da região do Algarve, conhecido como Bolo Folar de Olhão ou Folar de Folhas. E ficou divinal. Adorei o sabor e a consistência da massa depois de cozinhada. Não posso dizer que ficou no ponto, porque nunca tinha provado esta iguaria, mas posso dizer que é mesmo muito bom e recomenda-se.

Ingredientes:

1/2 cálice de aguardente
120 gr. de manteiga
60 gr. de banha
Sumo de 2 laranjas
1 pitada de sal
1/2dl de água
25 gr. de fermento de padeiro fresco
500 gr. de farinha tipo 65 (usei Espiga)

Mel q.b.
Canela q.b.
Manteiga amolecida (ou em cubos pequenos) q.b.
Açúcar q.b (usei açúcar amarelo)
Raspa de 1 limão (parte amarela)

Método Tradicional:
Na água morna, desfazer o fermento. Numa taça, misturar a farinha com a aguardente, a manteiga, a banha, o sumo das laranjas e o sal. Formar uma cavidade no centro. Adicionar a água com o fermento e amassar muito bem até a massa descolar dos dedos. Se necessário, adiconar farinha. Formar uma bola e tapar o recipiente com um pano. Deixar levedar cerca de 1h30m.

Método Thermomix-Bimby:
No copo colocar a manteiga e programa (1min/37ºC/vel2). Adicionar a aguardente, a banha, o sumo das laranjas, o fermento e 1 pitada de sal. Programar novamente (1min/37ºC/Vel2). Adicionar a água e a farinha e misturar (10seg/vel6). De seguida amassar (2min/vel espiga). Adicionar um pouco de farinha se achar que a massa ainda está demasiado húmida. Deixar levedar dentro do copo, cerca de 1h30m.
_________________________...........................___________________________

Depois de levedada a massa, polvilhar com farinha uma bancada e dividir a massa em 8 porções iguais. Estender cada uma delas com o rolo ou manualmente, formando circulos ligeiramente mais pequenos que o diâmetro da forma que vai usar (eu usei uma forma de barro de 18cm de diâmetro, mas o aconselhado é usar uma forma de alumínio).
Untar abundantemente a forma que vai usar com manteiga e colocar no fundo um circulo de papel vegetal, também untado de manteiga.

Untar bem cada círculo de massa com manteiga amolecida, de ambos os lados, e polvilhar com açúcar, canela e raspa de limão. Ao sobrepor cada círculo de massa na forma, um a um, regue com um pouco de mel. Termine com uma boa camada de açúcar, canela e manteiga em cubos. Deixar levedar mais um pouco. Aqucer o forno a 190ºC e deixar cozer o folar cerca de 45min a 1 hora.
Deve-se ser generoso na quantidade de manteiga e açúcar usadas, uma vez que a massa não leva açúcar e são essas quantidades que vão definir se o folar fica mais ou menos doce e mais ou menos húmido.


2 comentários:

  1. Adoro este folar e o saborzinho a canela!! Ainda não conhecia a receita!! Fica no caderninho de receitas a fazer sem dúvida. :) Ficou com óptimo aspecto!

    ResponderEliminar