Bolachas Toscas de Côco e Arandos Vermelhos

Quando vi na TV a reportagem da Joana Alves, por ocasião da nomeação do seu blog "Le Passe Vite" ao "Best Food Blog Awards 2013", ela encontrava-se a fotografar as suas Bolachas Toscas, "as mais vaidosas das redondezas" e eu fiquei curioso. Agora que ela já publicou a receita no blog (ver aqui), fui lá espreitar e, como não tinha todos os ingredientes em casa, decidi reinventar a receita. Em vez de alperces usei arandos vermelhos, fruto que gosto imenso, substituí 1 banana por maçã e usei avelãs em vez de cajus. O melhor é espreitarem a receita.
Ingredientes: (cerca de 30 bolachas)
  • 150 gr. de flocos de aveia
  • 50 gr. de sementes de girassol
  • 80 gr. de côco ralado
  • 1 c. (sopa) de sementes de sésamo
  • 50 gr. de avelãs 
  • 50 gr. de amendoins
  • 100 gr. de arandos vermelhos
  • 50 gr. de sultanas
  • 1 banana madura
  • 1 maçã
  • 3 c. (sopa) de óleo
  • 3 c. (sopa) de mel
  • 1 c . (chá) açúcar baunilhado
  • 3 c. (sopa) açúcar amarelo
  • 1 pitada de sal

Método Tradicional:
Na picadora, picar grosseiramente as avelãs, os amendoins,os arandos e as sultanas. Reservar.
Numa taça misturar os flocos de aveia com o côco, as sementes de girassol e as sementes de sésamo. Misturar com os frutos secos reservados.
Na liquidificadora, reduzir a puré, a banana, a maçã juntamente com o óleo, os açúcares e 1 pitada de sal. Adicionar aos frutos secos, juntamente com o mel e misturar tudo muito bem com uma colher de pau, até obter uma mistura espessa.

Método Thermomix-Bimby:
No copo limpo e seco, colocar as avelãs, os amendoins, os arandos e as sultanas e programar (7seg/vel7). Retirar e reservar.
Colocar no copo a banana e a maçã, cortadas em pedaços, o óleo, os açúcares e 1 pitada de sal. Programar (5seg/vel4). Adicionar os frutos secos reservados, bem como os flocos de aveia, o côco, as sementes de girassol e as sementes de sésamo. Acrescentar o mel e programar (6seg/vel2/Colher Inversa). Se a mistura ainda não estiver uniforme, programe mais alguns segundos.

_____________________......................_____________________

Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Usando um cortador de bolachas redondo, colocar nele duas colheres de sopa da mistura e pressionar, criando uma bolacha uniforme. Repetir até terminar a mistura de frutos. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos. A meio da cozedura, virar as bolachas para que cozam de modo uniforme.

12 comentários:

  1. Ficaram lindas e apetecíveis. Algumas não me escapavam :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. também já tinha visto estas tentações no blog da Joana, mas estas estão uma tentação.

    Gostei bastante da alteração.

    ResponderEliminar
  3. Muito Obrigado, Sandra e Marta! Eu gosto de reinventar receitas, adicionar ou substituír ingredientes, por forma a ter o resultado final mais a meu gosto. Aqui decidi arriscar nos arandos vermelhos e resultou lindamente. ;)
    Esta é uma receita bastante versátil, em que cada um pode colocar aquilo que mais gostar. ;)
    Beijinhos e bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
  4. Já tenho de baixo de olho as bolachas da Joana, mas as tuas não ficam nada atrás, gostei das alterações :)

    ResponderEliminar
  5. Lindas!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu que reclamei pelo anuncio e assim que o vi, vim logo espreitar!! Mas estas coisas nao se podem fazer no trabalho!!
    Célio tenho que te dar razão! São umas vaidosas estas tuas bolachas!! E tu ainda puseste essa caixinha para as deixar mais presumidas!!
    Fiquei tentada a experimentar!!! Nhammm.... As estas fotos!!!
    Beijinhos e bom fim de semana!
    Mena

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado Mena! Realmente, e apesar de toscas, ficaram muito bonitas e saborosas. São muito boas para petiscar ao pequeno almoço ou a meio da manhã, para enganar a fome.
    Beijinho e bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio: obrigada pelas tuas simpáticas palavras lá no meu blog.Amigo da Mena é também meu amigo e,por isso,já estou a seguir-te(eheh).Adorei estas bolachinhas e as alterações que fizeste são do meu agrado. Também gosto imenso de arandos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Márcia e seja bem vinda! Volte sempre. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Essas bolachas também me ficaram na mira, devem ser daquelas que desaparecem quase sem se dar conta :) Também gosto muito de arandos.

    ResponderEliminar