Courgettes Recheadas Com Fiambre e Cogumelos

Hoje, enquanto andava às compras, deparei com estas lindas cougettes e não resisti a comprá-las. Logo idealizei uma receita para as poder cozinhar e fotografar. E que lindas que ficaram. E a receita resultou muito bem e dá um prato bastante apetitoso.


Ingredientes: (para 3 courgettes)

3 courgettes (miolo de uma courgette)
1 cenoura
200 gr. de fiambre em cubos
150 gr. de cogumelos
100gr de queijo da ilha ralado
3 dentes de alho
1 cebola pequena
35 gr. de azeite
1 dl de vinho
0,5dl de polpa de tomate
salsa q.b.
1 pitada de sal
pimenta q.b.
pimentão e louro q.b. (usei a mistura da marca Espiga)

Método Tradicional:
Com uma faca cortar uma "tampa" às courgettes. Retirar o miolo das courgettes com a ajuda de um descascador e reservar. Entretanto ferva água num tacho e quando estiver a ferver, desligue o lume e mergulhe as cougettes na água quente durante dois minutos.
Na picadora, picar a cenoura e o miolo de uma courgette e reservar. 
Num tacho, colocar o alho picado e a cebola picada, o azeite e refogar cerca de 5 minutos, até a cebola alourar.
Adicionar a cenoura a o miolo da cougette, a polpa de tomate, o fiambre aos cubos, os cogumelos e o vinho. Temperar a gosto com sal, pimenta, salsa, pimentão e louro. Tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, adicionar 50gr. de queijo ralado e misturar com a ajuda de uma colher. Com este preparado, encher as courgettes e polvilhar com o restante queijo ralado.
Levar as courgettes ao forno a gratinar, cerca de 15 minutos, a 200ºC

Método Thermomix-Bimby:
Ralar o queijo (5seg/vel7). Reservar.
Com uma faca cortar uma "tampa" às courgettes. Retirar o miolo das courgettes com a ajuda de um descascador e reservar.
Picar a cenoura e o miolo da courgette (4seg/vel5) e reservar. No copo, colocar a cebola, e os dentes de alho e picar (5seg/vel5). Adicionar o azeite e refogar (4min/100ºC/vel Colher). Adicionar a cenoura e a courgette picadas, a polpa de tomate, o fiambre, os cogumelos e o vinho. Temperar a gosto com sal, pimenta, salsa e pimentão e louro. Tapar o copo com a tampa e colocar a varoma com as courgettes lá dentro. Programar (20min/Varoma/vel Colher Inversa). Adicionar 50gr. de queijo ralado e mexer com a ajuda da espátula.
Encher as courgettes com o preparado, polvilhar com queijo ralado e levar a gratinar ao forno, 15 minutos a 200ºC.

Nota: Para esta receita, apenas é usado o miolo de uma courgette. O restante miolo pode ser guardado e usado mais tarde, numa sopa, por exemplo.


7 comentários:

  1. Estava de visita ao blogue, vim "conhecer" a nova Tarte Rustica de Maçã, deve ser deliciosa!
    Vi a receita de Courgettes Recheadas, e achei engraçado, porque há pouco fiz uma receita de Abobrinhas Recheadas, a receita é diferente, mas parece que nos inspiramos no mesmo ingrediente...
    Hoje vou, finalmente experimentar o Pão de Alfarroba, depois digo como ficou!
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Luísa! Não são lindas, estas courgettes? Acho que independentemente do recheio, ficam sempre bem num prato. ;)
    Experimente o pão e depois partilhe. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá a navegar aqui vim parar essas corgettes tem um aspeto maravilho eu por acaso custumo fazer com fiambre e cogumelos tambem muito parecida a tua mas nunca escaldo na agua as corgettes acho que é uma boa ideia:) tenho la em casa as corgettes para ainda esta semana as rechear:) por acaso temos uma forma de confecionar os alimentos muito parecida:) gostei:)

    http://prazeressaudadeveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e por ter gostado da receita! ;)
      Eu adorei estas courgettes, não só pelo formato das mesmas, mas toda a receita funcionou lindamente. Obrigado e beijinho. ;)

      Eliminar
    2. Ainda lá tenho as corgettes e ainda não as recheei eheheheh o tempo é curto a ver se esta semana as faço anda mesmo apetecer me e ainda para mais depois de ver esta tua receita com fotos magnificas de deixar a babar (= beijinho

      Eliminar