Pão de Alfarroba

A alfarroba é um fruto bastante rico em termos nutricionais, contendo na sua composição hidratos de carbono e açúcares naturais. É cada vez mais procurada e usada na indústria alimentar. 
Quando encontrei a farinha de alfarroba à venda, comprei e deicidi meter as mãos na massa e experimentar este pão delicioso. Adorei o sabor e a textura do pão e raramente se come outro pão cá por casa.


Ingredientes:

300 gr. (280ml) de água
25 gr. de fermento de padeiro fresco
1 c. (sopa) de açúcar amarelo
500 gr. de farinha de trigo tipo 65 (usei farinha Espiga)
20 gr. de farinha de alfarroba
1 pitada de sal

Método tradicional:
Num recipinte, colocar a farinha. formar um buraco no centro e adicionar aos poucos a água e amassar. Adicionar o açúcar amarelo, o fermento, a farinha de alfarroba e 1 pitada de sal. Amassar tudo muito bem até obter uma massa homogénea que se solte dos dedos.
Tapar com um pano e deixar levedar cerca de 1 hora. passado esse tempo, molde uma bola, polvilhe com farinha e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e  polvlhado de farinha. Dê dois ou três cortes na superfície da massa e deixe levedar mais 45 minutos.Levar ao forno pré aquecido a 200ºC, cerca de 25 minutos.


Método Thermomix-Bimby:
No copo, colocar a água, o fermento e o açúcar amarelo e programar (1min30seg/37ºC/vel2).
Adicionar a farinha de trigo, a farinha de alfarroba e 1 pitada de sal. Programar (3min/vel Espiga).
Retire para um recipiente, tape com um pano e deixe levedar cerca de 1 hora. Passado esse tempo, molde uma bola, polvilhe com farinha e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e  polvlhado de farinha. Dê dois ou três cortes na superfície da massa e deixe levedar mais 45 minutos.
Levar ao forno pré aquecido a 200ºC, cerca de 25 minutos.

13 comentários:

  1. As fotografias falam por si!! Ainda não consegui deitar a mão a um saquinho de alfarroba, mas qd possa tenho imensas fotos pra experimentar!!
    Levo-te uma fatia!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  2. Nao sao fotos para experimentar, mas sim receitas!! Olha o que me fazem as tuas fotografias!!!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado Mena Lopes. Eu descobri a farinha de alfarroba há uns meses atrás e existem imensas receitas onde pode ser aplicada. Brevemente vou publicar umas bolachas muito boas. ;)
    Continue a visitar-me. ;)
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de alfarroba :) e este pão parece ser delicioso. Tenho que experimentar

    Bjs

    Ana Mafalda

    ResponderEliminar
  5. ;) Experimenta Ana Mafalda! è mesmo delicioso. Adoro o sabor.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Já tenho os ingredientes todos, só me faltou o tempo...mas espero fazer este pão brevemente, deve ser delicioso -:)

    ResponderEliminar
  7. Luísa, este pão é delicioso, posso-lhe garantir, pois faço-o imensas vezes. Experimente, e depois diga como ficou. ;)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Ainda não usei a alfarroba no pão mas deve sair um pão delicioso.
    Gostei muito do teu, aliás adorei tudo o que vi.
    Excelentes receitas ,fotos lindas.
    Voltarei com toda a certeza.
    Um excelente domingo.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Obrigado São Ribeiro! Este pão é muito bom, experimenta que vais gostar.
    Obrigado pelos elogios. Beijinho. ;)

    Célio Cruz

    ResponderEliminar
  10. Este pão deve ser delicioso, à muito tempo que ando à procura de uma receita de um pão mais para o escuro centeio ou alfarroba:) este vou experimentar depois digo como ficou e tambem publicarei no meu blog:) http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Este pão é muito bom! Faço-o imensas vezes cá em casa. E o sabor é delicioso. Fico contente em saber que vai fazer esta receita, tenho a certeza que vai adorar. ;)
    Depois partilhe na minha página no Facebook. ;)
    Obrigado e beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pela receita.
    Vivo na Suíça e encontrei cá uma loja online que vende farinha de alfarroba.
    Encomendei na hora 1 kg e hoje quando cheguei do trabalho tinha a encomenda em casa. Já amassei na Bimby e neste momento está no repouso dos 45 minutos antes de entrar no forno.
    Estou ansiosa. Pois a minha mãe em Portugal foi padeira artesanal durante 30 anos e de vez em quando fazia este pão a pedido de alguns clientes.
    Vou matar saudades.��

    ResponderEliminar
  13. Que delicia! Eu adoro pão de alfarroba. Tenho que experimentar esta receita.

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar