Quadrados de Banana com Crumble de Aveia e Avelã

Após uma semana de trabalho intenso, e a cozinha um pouco abandonada, pelo meio a visita de um casal amigo. E quando os amigos nos visitam, ainda mais sendo recém casados, por mais cansados que estejamos, as energias são renovadas a 200% e fazemos tudo (eu faço) para bem receber. Sem saber o que fazer para a sobremesa, só me ocorria fazer gelados, afinal está calor e o que apetece são sobremesas frescas. 

Foi então que me lembrei do post publicado no dia anterior, pela Silvia do blog "Bocadinhos de Açúcar", o Bolo de Banana com Crumble de Aveia e Amêndoa. Gostei tanto do aspecto do bolo que fiquei com imensa vontade de o fazer. A receita original é da autoria da Mena, do blog "As Aventuras de Uma Mamã". Já quando ela publicou a receita, no mês de Maio, fiquei com vontade de experimentar, mas como cá em casa sou o único a gostar de banana, não fiz na altura. Mas nada como ter convidados e fazer algo diferente. 

Substituí as amêndoas por avelãs e o resultado ficou magnífico. Todos adorámos o bolo que acompanhei com gelado de amoras silvestres. Adorei a textura fofa que contrasta com o crocante do crumble, tornando-o muito guloso.
 



Ingredientes: (eu dobrei a receita)
[para o Bolo]
| 3 bananas maduras, mas firmes
| 120 g de açúcar amarelo
| 2 ovos L 
| 80 g de margarina 
| 1 c. de chá de aroma de baunilha
| 250 g de farinha sem fermento
| 1 c. de chá de fermento
| 1 c. de chá de bicarbonato de sódio
| 1/2 c. de chá de canela em pó
| 1 pitada de sal

[para o Crumble]
| 50 g de margarina
| 1 c. de sopa de farinha
| 2/3 de chávena de açúcar amarelo
| 1/2 chávena de avelãs inteiras, sem casca
| 1/2 chávena de flocos de aveia

Método tradicional:
Comece por preparar o crumble. Triture grosseiramente as avelãs e adicione os restantes ingredientes secos e no fim, adicione a margarina em cubos. Com os dedos envolva tudo até obter uma mistura areada. Reserve no frio.
Para o bolo, coloque as bananas num processador, triturando-as. Adicione o açúcar, a margarina previamente derretida e a baunilha e misture. Bata ligeiramente os ovos e envolva na mistura anterior.
Misture os ingredientes secos e aos poucos adicione-os à mistura anterior, envolvendo muito bem.

Método Thermomix-Bimby:
Prepare o crumble. Coloque no copo as avelãs e triture grosseiramente (5seg/vel8). Adicione os restantes ingredientes secos e a manteiga em cubos e programe (1min/50ºC/vel3). Reserve no frio.
Coloque as bananas no copo e programe (5seg/vel5). Adicione o açúcar, a margarina em cubos, a baunilha, os ovos e bata (30seg/vel4). Adicione os restantes ingredientes secos e bata (3min/37ºC/vel4).

///////////////////////////♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Unte e polvilhe de farinha uma forma rectangular (eu usei papel vegetal) e verta a massa na forma.Leve ao forno pré aquecido a 180ºC, durante 10 minutos. Após este tempo, colocar o crumble por cima do bolo. Leve novamente ao forno por mais 30 min, até estar cozido. Se achar necessário e o crumble começar a queimar, a meio da cozedura coloque por cima uma folha de papel de alumínio.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.








 









15 comentários:

  1. Estes quadrados de mação ficaram com um aspecto simplesmente magnífico! Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Eh pá... Eu não sei o que dizer! Ou melhor sei... Está fantástico!! E eu aqui muito orgulhosa de ver uma receita minha e ainda por cima para receber amigos!! :D A culpa não é minha, é da Sílvia!
    E é muito bom ver como grandes cozinheiros as transformam! E esse toque de gelado? Essa é que me deixou a salivar!
    Obrigado por confiares!
    Beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer Mena! Eu é que agradeço por partilhares tão deliciosas receitas e todos os dias estou a aprender coisas novas com vocês. ;)
      Sim a Silvia foi causadora de eu ir a correr fazer este bolo, mas mérito é teu, pois fosta a primeira a confecionar e partilhar esta iguaria.
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  3. Olá Célio. Fico contente por teres ficado com vontade de experimentar o bolo de banana! O bolo é delicioso...não sei se já tinhas feito, mas para mim foi uma estreia! O teu tem óptimo aspecto! Infelizmente o meu já era...hei-de repetir...
    Parabéns...ficou com aspecto irresistível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Silvia! Também é a minha estreia, no que diz respeito a bolos de banana. Sou o único a apreciar o fruto cá em casa e então nunca arrisquei. Mas este bolo ficou tão bom e tão fofinho que certamente me irei aventurar novamente. ;)
      Obrigado mais uma vez por partilhares receitas tão deliciosas.
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  4. Deve ter ficado uma delícia! Acho que foi por essa altura que conheci o blog da Mena, sabes? E também fiquei com vontade de fazer este bolo desde aí. Ficou lindo!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ainda não fizeste, faz agora Mª João, pois tens andad a perder uma deliciosa iguaria. Este bolo é tão, mas tão delicioso que certamente o irei fazer mais vezes. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Olha Célio...tu já deves saber melhor que ninguém que não conta só o aspecto mas também o sabor, e isso tu podes confirmar e eu também vou confirmar que só pode estar uma pura delicia...mesmo sem provar!!! As fotos e a cor estão demais lindas lindas.

    Beijinhos, bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria! O sabor ficou divinal, cá em casa todos gostámos. ;)
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Que delícia Célio!
    Adoro bolos de banana com canela, e adoro bolos com crumble!!
    Ficam deliciosos e com a cobertura bem crocante.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Estes quadradinhos ficaram fantástico e com o crumble por cima, so podem ter um sabor divinal, gostei muito!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Devem ser ricos em sabores e texturas! :)
    Tendo em conta a fonte de inspiração e o talento do inspirado, só podia sair algo absolutamente delicioso!

    **
    Aida

    ResponderEliminar