Scones de Amoras Silvestres | Blackberry Scones

É tempo de amoras silvestres! E eu adoro amoras. Este fruto, por norma é um pouco caro no supermercado. Então porque não aproveitar as amoras que existem por aí, nos terrenos baldios e com elas confecionar deliciosas receitas?! Trata-se de um fruto bastante saudável, pois é rico em antioxidantes e pode ser usado de variadíssimas formas.
Quando era miúdo, lembro-me de ir colher amoras e deliciar-me com o sabor, até ficar com a língua preta e a roupa cheia de manchas. Claro que a seguir vinha o raspanete. Mas o que era isso comparado com o prazer de colher amoras e sentir aquele sabor único e silvestre?!





Ingredientes:
300 gr. de farinha
40 gr. de açucar amarelo
2 c. (chá) de fermento
1 c. (café) de sal fino
50 gr. de manteiga em pedaços
0,5 dl de leite
1 c. (chá) de extrato de baunilha
150 gr. de amoras silvestres
açúcar demerara para polvilhar

Método tradicional:
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga em pedaços e com os dedos, vá amassando até obter uma massa areada, mas com os ingredientes ligados.
De seguida, adicione o leite e o extrato de baunilha e amasse mais um pouco. Junte as amoras e envolva-as na massa com as mãos. (uma vez que terá de esmagar algumas delas e elas irão libertar líquido, um pouco de farinha poderá ajudar neste processo)

Método Thermomix-Bimby:
No copo, coloque a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Misture (2seg/vel4).
Adicione a manteiga em pedaços e programe (5seg/vel4). Adicione o leite e o extrato de baunilha e misture mais alguns segundos na vel4
Retire a massa para um recipiente e adicione as amoras. Envolva-as na massa com as mãos (uma vez que terá de esmagar algumas delas e elas irão libertar líquido, um pouco de farinha poderá ajudar neste processo)

================♥♥♥================

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Na bancada enfarinhada, coloque a massa, forme uma bola e depois achate-a, como se fosse uma tarte. Polvilhe generosamente com açúcar demerara. Corte em 8 partes iguais, coloque num tabuleiro, forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos.





















15 comentários:

  1. Que bons! Gosto tanto ainda morninhos, pela manhã. Uma bela maneira de começar o dia, sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Vera! Também gosto deles morninhos. E estes de amora são tão bons. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Excelente. Ainda ontem fui apanhar, mas comi todas ao natural

    ResponderEliminar
  3. Estão com aspecto bem guloso! Faria um bom pequeno-almoço!
    Beijinhos Célio!

    ResponderEliminar
  4. esses scones estão a chamar por mim!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Têm muito bom aspecto!
    Adoro amoras silvestres e são tão boas nos bolos e doces...hum quem me dera comer um desses scones.
    Beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que lindos scones!! Adoro amoras silvestres, por isso acho que não ia resistir a estes scones :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de sconnes e adooooro amoras, portanto... olha, manda 1, pode ser?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro, adoro amoras silvestres e adoro scones e estes estão magníficos e super apetitosos!!!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Xiii Célio fizeste lembrar a minha juventude, quando apanhava amoras cheias de pó e tal e comia mesmo assim uiiii tão bom, agora quando as apanho, lavo-as primeiro, manias...

    Bem esses scones de amoras ficaram divinais

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Uma maneira diferente de apresentar scones....gostei da adição das amoras....uiii e se eu adoro amoras!!! em pequena subia às árvores para apanhar....
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Para mim é um sofrimento ver estes post com amoras e afins!!!
    Tu não imaginas a vontade que tenho de deitar a mão a uma mão cheia de amoras!!
    Enquanto isso eu fico aqui a babar com os teus scones!!
    :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que lindos scones... E com amoras silvestres... Dá para sonhar com o sabor!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http:// danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar