Coconut Mojito Bundt Cake


A arte de fazer um bolo é das coisas que mais prazer me dá. Sim, porque quando colocamos amor naquilo que fazemos e quando fazemos algo com paixão, estamos a fazer arte. Toda a alquimia que envolve a preparação dos ingredientes, o misturar, bater e envolver. O momento em que colocamos o bolo no forno e rezamos a todos os anjos e santinhos para que ele saia perfeito. Enquanto ele coze e nos deixamos inebriar pelo perfume que invade as nossas cozinhas. Tudo isso me seduz e fascina. Mesmo quando aquele nervoso miudinho se apodera de mim quando o alarme sonoro do forno me avisa que o tempo de cozedura está a chegar ao fim. O tempo de espera impaciente até ao momento de desenformar e quando finalmente respiro de alívio quando tenho à minha frente um bolo lindo e perfeito, ainda a fumegar e que cheira divinamente. Mais que uma arte, todo este jogo de emoções é para mim uma terapia que me faz bem. Fazer um bolo ajuda-me a descontrair, faz-me esquecer, mesmo que por instantes, alguns momentos menos bons da vida. E faz-me ver que são estes pequenos momentos de felicidade que fazem a vida valer a pena. Porque a felicidade constrói-se destes pequenos momentos que nos fazem sorrir, que nos fazem sentir bem, momentos que partilhamos com quem gostamos. 


Estava ansioso para poder experimentar a minha nova forma "Elegant Party", modelo exclusivo da Nordic Ware que adquiri no site Lecuine. Temo que este seja um novo vício que acaba de entrar cá em casa e aquilo que era um simples problema - a falta de espaço - acaba de se agravar e poderá alcançar dimensões drásticas. Tudo começa com a aquisição da primeira forma, depois disso (acreditem em mim) a vossa vida nunca mais vai ser a mesma.☺Tive o privilégio de assistir a uma demonstração das formas desta marca no final do mês de Maio, em Lisboa, com a participação da Rita Nascimento e da Bea Roque, uma das bloggers mais influentes de Espanha e pude comprovar de perto a qualidade das formas e ainda aprender algumas dicas essenciais na sua utilização e para as manter de forma a que durem uma vida. Acredito que quem experimenta uma forma desta marca não vai querer outra coisa na vida. Sim, estas formas não são propriamente baratas, mas valem bem o investimento. Trata-se de um produto de excelente qualidade, fabricado na América, com uma robustez incomparável e que levam um banho metalizado anti-aderente que permite que o calor se distribua uniformemente permitindo assim uma cozedura perfeita do bolo e um desenformar sem problemas. Para além disso são lindas de morrer e independentemente da receita que usarem, à partida irão obter sempre um bolo lindo e elegante.


As formas da Nordic Ware podem ser adquiridas no site Lecuine. Espreitem aqui e vejam como são lindas estas formas e como é tão difícil escolher apenas uma. É uma loja que recomendo, pela simplicidade na compra e pela rapidez na entrega. Para além disso os portes são grátis para compras acima dos 40€. O que significa que, à partida, ao comprarem uma forma Nordic Ware já estão a usufruir de portes grátis. 

E se mais motivos houvessem para fazer um bolo, o de chegar uma forma nova cá a casa é motivo mais que válido. As ideias são muitas e as receitas para experimentar também, mas este é um bolo que desperta os meus sentidos pela combinação de ingredientes usados. O Mojito é uma bebida típica de Cuba e que combina rum branco com açúcar, hortelã e lima. Quando vi esta receita no recente livro "Layered" de Tessa Huff, em que ela adiciona também o coco, eu quis logo experimentar, pois sabia que tinha tudo para me agradar. Apesar de não ter seguido à risca a receita original e ter adaptado um bolo em camadas para um Bundt Cake, o resultado não poderia ser melhor. Um bolo bem fofo, fresco com uma textura macia e que apetece comer a qualquer hora do dia. É com certeza uma receita a repetir vezes sem conta e foi a escolha ideal para a estreia da forma.


Coconut Mojito Bundt Cake
(receita adaptada do livro "Layered" de Tessa Huff)

Ingredientes:
{para o bolo}
| 350 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (sopa) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 70 g de coco ralado
| 5 ovos
| 180 g de manteiga à temp. ambiente
| 300 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) pasta de baunilha
| 200 ml de iogurte natural
| raspa de 3-4 limas
| sumo de 1 lima

{para a cobertura}
| 50 g de queijo creme
| 1 c. (sopa) de açúcar em pó
| 1 c. (sopa) de creme de coco
| 20 g de coco ralado
| 20 g de açúcar
| raspa de 1 lima
| 10 folhas de hortelã

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga ou pulverize com óleo em spray uma forma de bundt.
Numa taça misture a farinha peneirada, o fermento, o sal, o coco ralado e reserve.
Separe as claras de ovo das gemas, bata as claras em castelo e reserve.
Bata a manteiga juntamente com o açúcar durante alguns minutos até obter um creme liso e esbranquiçado. Sem deixar de bater, junte as gemas, uma de cada vez.
Adicione a pasta de baunilha, o iogurte natural, a raspa e o sumo de lima e bata mais um pouco.
Aos poucos vá adicionando de forma alternada a mistura de farinha e coco e as claras em castelo, envolvendo delicadamente com uma espátula e sem bater demasiado.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante 40-45 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Deixe o bolo arrefecer dentro da forma durante 10 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha.
Prepare a cobertura, misturando o queijo creme com o açúcar em pó e o creme de coco. Misture até obter a consistência desejada e espalhe o creme sobre o bolo.
Num robot de cozinha ou liquidificador coloque o coco ralado, o açúcar, a raspa de lima e a hortelã e dê um toque de turbo até obter uma mistura areada.
Distribua sobre o creme e decore a gosto com folhas de hortelã.

44 comentários:

  1. Mais uma delícia de bolo, Célio!

    Muitos parabéns por tudo, bolo, fotos e talento. ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo Rui! É sempre um prazer receber-te aqui e ler essas palavras tão simpáticas. :)
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Ahahaha adorei a parte em que rezas a todos os santinhos para que o bolo fique perfeito :D
    Eu tb faço o mesmo, mas algumas vezes sou ignorada :)
    O teu ficou mesmo perfeito, tinhas uma comitiva de anjinhos do teu lado! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh! :) Parece que sim Rosa, há dias assim em que os santinhos estão bem dispostos. Outros há em que não nos ligam nenhuma e o resultado pode ser desastroso. Obrigado pela visita.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Que maravilha de bolo saiu dessa forma linda, Célio! As formas da Nordic Ware são mesmo um vicio. Lindas de morrer e de qualidade insuperável! Esta é talvez a minha preferida, e ainda não a tenho. Lá vou ter de me meter em despesas... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Lina!!! Estas formas são realmente uma perdição. Mas tu sabes bem o quanto elas são de boa qualidade e valem o investimento. Se puderes compra esta que é lindíssima. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Só tu mesmo Célio :).
    Depois deste aspecto e descrições, já não sei se quero comer o bolo primeiro, ver as formas (estou a resistir à tentação), roubar as tuas fotos ou ir para a cozinha sentir estas emoções todas ;). Beijinho com saudades Grande Chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha querida amiga Nélia!!! Um dia faço um bolo assim só para ti. :)
      Um grande beijinho com muitas saudades.

      Eliminar
  5. Um bolo lindo e delicioso de certeza!
    Ando tentada a comprar uma forma dessas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fátima! :) Eu também andei tentado durante muito tempo até que me resignei e cheguei à conclusão que às vezes vale mais pagar um pouco mais por um produto de qualidade do que poupar em algo que vai para o lixo ao fim de poucas utilizações.
      Estas formas são de excelente qualidade.
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Oh Célio, hoje estou mesmo em dia não e fazer um bolo tb é uma das minhas terapias mas, hoje nem assim vai lá.
    Adorei o teu bolo, deve ser fantástico. dava tudo para comer uma fatia agora.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, espero que amanhã seja um dia bem melhor! E acredita que fazer um bolo melhora sempre o nosso estado de espírito. Que tudo se resolva. :)
      Um beijinho e obrigado.

      Eliminar
  7. Célio, quando olhei a foto só com os ingredientes rápidamente me apercebi que vinha daí coisa boa e que agradava e muito... Adorei a receita, com sabores e aromas que me dizem muito. Tal como a ti, para mim fazer um bolo é algo que amo, que adoro , mais que um prazer é uma terapia. Revejo-me neste teu texto na perfeição. E perfeita é também estas forminhas que eu tanto pisco o olho. Mas como dizes o custo ainda é algum... e sabes, tenho receio de ficar ficiada heheheh.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, nada melhor que fazer um bolo para nos sentirmos mais felizes! Eu cá adoro e passava o dia inteiro nisto. As formas são mesmo uma tentação, são lindas, não há como resistir. Tens de dar o passo em frente e comprar a tua primeira Nordic Ware. A tua vida nunca mais será a mesma. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Pequenos momentos cheios de significado valem ouro.Teu bolo está lindo, uma tentação...as fotos são de encher os olhos, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Cristina. São mesmo estes pequenos momentos que nos ajudam a ser felizes! :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Célio meu lindo,
    Bem sabes que as formas da Nordic são um vicio tão, ou mais grave que os livros...
    Haja paredes para forrar, loooolll
    Quanto ao resto do texto, concordo e subscrevo todas as emoções de fazer um bolo, embora, para mim, o nervosismo nas formas da Nordic, sejam sempre a incógnita: será que vai sair direitinho? E se assim é, que emoção fabulosa!!!
    O teu bolo...
    Nem tenho adjectivos....
    Que fabulosa adaptação fizeste do Layered e vou ter de o reproduzir, pois amo muito essa combinação de sabores!!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia, nem me fales em vícios... é uma desgraça... LOL
      Acho mesmo que vou ter de construir uma parede para colocar as formas.
      Quanto ao desenformar com as formas da Nordic Ware, até agora nunca tive problemas a desenformar, aliás, nunca os meus bolos desenformaram tão bem. Valem o que custam.
      Este bolo da Tessa é maravilhoso, ador a combinação de sabores. E hei-de fazê-lo em camadas, como o original.
      Muitíssimo obrigado pelas tuas palavras sempre tão simpáticas. :)
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  10. Estava aqui a escolher um ou 2 blogues para visitar no pouco tempo que tenho. E só de ver a fotografia, tive que abrir para ver tudo ao pormenor! Ai que fotos tão, mas tão lindas. Todos os pormenores e detalhes. Penso sempre que é necessário ter ingredientes a mais, para fazer a receita e para tirar as fotos, lá com os ingredientes espalhados sobre um fundo bonito de madeira (que não consigo arranjar em lado nenhum - até à serração da aldeia já fui). E realmente é maravilhoso quando observamos o produto final. Invade-nos uma sensação de dever cumprido e orgulho.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Filipa, mas que grande honra! Fico muito feliz ao ler as tuas palavras e saber que tens prazer em visitar o meu blog! Não é nada fácil fazer um post assim, acredita. Para além da ter de puxar pela imaginação na criação de um cenário, o tempo que se leva a fotografar e editar (para não falar na confecção da receita propriamente dita) é mesmo muito. mas quando se fazem a s coisas por gosto e paixão, tudo fica mais simples. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Gosto mesmo de vir aqui, os textos são óptimos, as fotos fazem-nos quase sentir os sabores e depois ao ler a lista de ingredientes confirma-se, são uma delícia. Este bolo está mesmo lindo e apetitoso, ou seja, perfeito ... parabéns pelo trabalho cumprido :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Carla! É isso mesmo que eu quero passar a quem me visita, gosto que as pessoas se sintam bem em vir aqui, que não dêem o tempo como perdido por me lerem e visitarem o meu blog. E que se sintam insparadas, claro! :)
      Obrigado, de ♥. Um beijinho.

      Eliminar
  12. Lindo, saboroso, fresco, resumindo perfeito.
    As fotos estão lindas, como sempre, parabéns Célio.

    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Paula!
      É sempre um prazer receber-te por aqui. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  13. Vir aqui é sempre um prazer! Pelas fotos, pelos textos. Por tudo.
    Que receita fabulosa, não só pela conjugação de sabores, pelos quais já estou apaixonada sem ainda os ter experimentado, como pela apresentação. Sempre deslumbrante.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marta! :)
      Este é um bolo que acho que ias gostar de provar. É perfeito para o verão, pelas cores e sabores. Se puderes experimenta.
      Beijinho.

      Eliminar
  14. a descrição é soberba, tal como as fotos, realmente o aspeto é de uma fofura apetecível, vou levar comigo para experimentar ;)
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana e Carla!
      Que bom, acho que vão adorar este bolinho. Depois contem como correu. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Tão lindo, tão apetitoso Célio.
    Humm....
    Bjs

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  16. Ficou fantástico, dá mesmo vontade de mergulhar e comer ^^ Mojito é uma das minhas bebidas favoritas, há umas semanas comprei uma caixinha de trufas de mojito comi todas numa tarde XD ainda bem que não tinha alcool ou tinha ficado bêbada hehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Therasia!!!
      Eu também adoro o sabor do Mojito, mesmo da bebida propriamente dita. É fresco e delicioso. Fiquei curioso com essas trufas. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  17. Célio, tens aqui um belo bolo, mister Gula :)
    E não me fales em vícios por favor hehe, desde que comprei a primeira forma e me ofereceram mais duas, quis comprar mais um e mais uma. O espaço, não vamos também falar sobre isso. De facto adoro estas formas, fico sempre bastante feliz com o resultado (aquele momento crítico em que desenformamos e esperamos que saia direitinho, é emocionante!).
    E adoro fazer bolos, sinto o mesmo que tu, mas isso já sabes.
    Ficou perfeito este bolo, os sabores frescos, essa cobertura e as fotos magníficas, muito bem!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadooooo querida Inês!
      Estas formas são mesmo uma perdição e o pior é que a malta habitua-se e depois não quer outra coisa..LOL Mas sim, são mesmo muito boas, e depois são LINDAS!
      O bolo é maravilhoso, tens de experimentar.
      Beijinho.

      Eliminar
  18. Mmmm mojito flavour... interesting idea!

    https://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  19. Olécas que lindo sr. Gula! Mesmo vistoso este teu bolo... Não sou adepta de álcool mas se for doce manda vir, kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh! :) Aqui nem sentes o álcool, porque não existe Sandra! O Mojito é porque é inspirado nos sabores daquela bebida. Acho que ias gostar.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  20. Nossa que apresentação!! Lindo, lindo!!
    Amei esse bolo e fiquei com vontade aqui!
    Vou ter que testar um dia desses..obrigada por compartilhar :)


    www.homemadeflavors.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita Jéssica e pelas palavras tão simpáticas. :)
      O bolo é maravilhoso, pode experimentar que vai adorar. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  21. Que bolo maravilhoso :) Será que posso fazer a receita com uma forma Kugelhopf?
    Obrigada

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Sim, a receita pode ser feita na forma Kugelhopf ou noutra que tenha tamanho semelhante. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  22. Parabéns pelo texto foto e a receita parece fácil, quero tentar fazer mas o que é esse queijo creme e o creme de coco? Pode ser cream cheese e leite de coco?

    ResponderEliminar