Sopa de Funcho


Se bem se lembram, no início do mês de Setembro falei-vos aqui um pouco do catálogo Kasa, a marca exclusiva de decoração que podemos encontrar à venda nos super e hipermercados Continente. Na altura fui convidado para assistir ao lançamento do catálogo e ir conhecer em primeira mão as novidades que aí vinham. Confesso que fiquei surpreendido com os novos artigos, pois para além de apresentarem qualidade, são artigos exclusivos e atractivos, na sua grande maioria fabricados em Portugal, que reflectem as novas tendências e a um preço muito simpático. Pois bem, neste momento essas novidades deixaram de o ser e todos estes artigos do catálogo já estão ao alcance de todos, bastando para isso visitar qualquer loja Continente. 

(podem consultar ou fazer download do catálogo Kasa aqui)


Quem me conhece sabe bem o quanto eu gosto de louças e o quanto me perco por utensílios de cozinha. Obviamente foi esta a secção do catálogo que mais me fascinou. E em particular o serviço de louça Premium Blue, todo ele em azul e branco, com peças apaixonantes que fazem lembrar os azulejos tradicionais portugueses. Não consegui mesmo resistir e estas foram as primeiras louças do catálogo a vir comigo para casa. Claro que tenho outras tantas debaixo de olho e acho mesmo que  aos poucos vou acabar por adquirir o serviço completo. Vejam aqui em baixo algumas das peças que eu mais gosto e que vou acabar por comprar.

Para dar uso às minhas taças novas tinha mesmo que fazer uma sopa. Afinal já estamos no outono e apesar de eu ser um sopeiro assumido e não ter desculpas para comer sopa, é nesta altura do ano que elas me sabem melhor, pois aquecem o corpo e confortam a alma. Tinha uma receita anotada que vi na última edição da revista Jamie Magazine. E como estamos na estação do funcho, um legume bastante apreciado cá em casa, depressa coloquei a panela no lume e reproduzi esta sopa maravilhosa que já faz parte do menu cá de casa. Irei repeti-la muitas vezes e assim apresentada nestas taças lindas da marca Kasa ainda me vai saber melhor, com certeza.


Sopa de Funcho
(receita adaptada da revista Jamie Magazine, Sep/Oct16)

Ingredientes:
| 650 g de funcho em bolbo
| 300 g de chalotas
| 50 ml de azeite virgem 
| sal q.b.
| ½ estrela de aniz
| ½ c. (chá) de sementes de funcho
| 700 ml de caldo de legumes
| 100 g de folhas de espinafres
| 1 c. (chá) de vinagre de vinho

{para os croutons}
| 100 g de pão fatiado
| 1 dente de alho
| 2 c. (sopa) de azeite virgem
| 1 raminho de salsa picada

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por preparar os croutons, forrando um tabuleiro de forno com papel vegetal e dispondo nele as fatias de pão. Regue o pão com o azeite, salpique com a salsa picada e leve ao forno durante 10 minutos (tenha atenção para que o pão não fique demasiado torrado).
Retire o pão do forno e deixe arrefecer um pouco. Raspe ligeiramente o dente de alho nas fatias de pão e depois parta-as em pequenos pedaços. Reserve.
Reserve cerca de 50 g do funcho (será usado para servir a sopa) e coloque o restante funcho cortado em meias luas numa panela, juntamente com as chalotas e o azeite.
Tempere com sal, tape a panela e deixe cozinhar, cerca de 15-20 minutos, mexendo de vez em quando.
Retire a tampa da panela e deixe cozinhar mais um pouco até os legumes começarem a caramelizar (ter cuidado para não queimarem).
Com o almofariz, triture as sementes de funcho e a estrela de aniz e adicione-as aos legumes.
Junte o caldo de legumes e deixe ferver cerca de 5 minutos.
Adicione as folhas de espinafres e retire a panela do lume.
Deixe arrefecer um pouco e depois transfira a sopa para um processador de alimentos.
Triture durante cerca de 2 minutos, até obter uma sopa bem cremosa.
Regue com um fio de vinagre e se necessário rectifique o tempero, adicionando uma pitada de sal.
Sirva a sopa com os croutons e tirinhas finas de funcho.

4 comentários:

  1. Olá Célio,

    essas peças em azul e branco são lindíssimas, também gosto bastante. A taça pequenina onde tens as estrelas de anis, é tãooo linda.. :)
    Gosto bastante do sabor do funcho mas nunca o utilizei em sopa. Gosto bastante por exemplo simples assado no forno :) é maravilhoso.

    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Que boa sugestão e as peças são lindas!

    ResponderEliminar
  3. que belo aspecto!
    Beijinhos!
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. De há um par de dias para cá, o tempo pede mesmo sopas e aconchego.
    Como andei muito doente e sem apetite, recomecei exactamente pelas sopas, é o que sempre me conforta e ajuda a recuperar.
    Adoro uma boa sopa, e de funcho fica deliciosa e perfumada.
    Loiças lindas, viciado :) um beijinho.

    ResponderEliminar