[Nespresso Gourmet Weeks 2017] A Arte do Café à Mesa


Café, aquele ingrediente que é adorado por muitos e rejeitado por tantos outros. Aquele pretexto que é usado tantas vezes para marcar um encontro ou que acompanha tantas conversas entre amigos. Eu confesso que adoro café e não passo um único dia sem beber pelo menos dois. Sem açúcar, sempre, para apreciar o seu verdadeiro sabor. Não consigo sair de casa sem tomar antes um café. Funciona para mim como um booster de energia que me mantém desperto para as tarefas diárias. E claro, não há nada que se compare ao prazer de terminar uma refeição com um café. Já usar o café como ingrediente na confecção de refeições é algo que não está ao alcance de todos. Já usei café em algumas receitas, todas elas sobremesas. Mas usar café num prato de carne ou peixe não é a mesma coisa e é algo que deve ser feito com mestria por forma a haver um equilíbrio perfeito de sabores.

É aqui que entra a Nespresso Gourmet Weeks, uma iniciativa criada pela Nespresso que já vai na sua 3ª edição e que tem como objectivo desafiar alguns chefs Estrela Michelin a criarem menus exclusivos em que o café será a estrela de toda a refeição. Desde as entradas, passando pelos pratos principais e terminando nas sobremesas, todos os pratos são harmonizados com uma selecção dos melhores cafés, elevando desta forma a experiência gastronómica e proporcionando uma experiência de sabores única.

São oito os chefs Estrela Michelin que responderam a este desafio e que em conjunto irão proporcionar experiências sensoriais inigualáveis. Mas estes chefs anfitriões não irão estar sozinhos nas suas cozinhas e irão receber outros chefs como convidados para, a quatro ou mais mãos, criarem um jantar exclusivo em que o café será a fonte de inspiração. Fazendo parte deste cardápio, desde a primeira edição estão presentes os chefs Pedro Lemos e João Rodrigues, aos quais se juntam Ricardo Costa, Vitor Matos e Henrique Sá Pessoa. Nesta 3ª edição contamos ainda com a presença de Rui Paula, Henrique Leis e Luis Pestana. Este último, que irá representar pela primeira vez a Nespresso Gourmet Weeks na ilha da Madeira.

O jantar de apresentação da edição deste ano da Nespresso Gourmet Weeks aconteceu no início de Abril, no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras. A apresentação ficou a cargo do jornalista Martim Cabral que entrevistou cada um dos chefs antes de estes darem a conhecer as suas criações gastronómicas. Tudo aconteceu no imponente salão com paredes e tectos em abóbada que faz parte daquele emblemático edifício erguido no início da segunda metade do século XVI. Vejam aqui um pequeno vídeo do jantar de apresentação. 


Ficou o chef Luis Pestana encarregue de fazer as honras da casa e assim dar início ao jantar, apresentando a primeira entrada, um prato de Salmão fresco marinado com texturas de beterraba e Espresso Forte. Coube o segundo prato ao chef Pedro Lemos, que apresentou um surpreendente Foie-Gras muito bem aromatizado pelo Ristretto Origin India e com brioche tostado a acompanhar. Duas entradas diferentes onde se destacou o sabor do café em harmonia com os restantes ingredientes.


Seguiram-se os pratos principais. O primeiro, de peixe, é da autoria do chef João Rodrigues que nos brindou com um delicioso Pregado Salteado com creme iodado de ervilhas, couve queimada, nage de ouriços-do-mar e Espresso Origin Brasil. Um prato sofisticado, com sabor a mar, no qual se sentia o ligeiro sabor do café em harmonia com as frescas ervilhas, tão características desta estação. Para acompanhar as entradas e os pratos principais foi-nos servido um vinho branco seco, Quinta de Camarate, colheita de 2016.


Seguiu-se o prato de carne, apresentado pelo conceituado chef Henrique Sá Pessoa. Um verdadeiro desafio aos sentidos neste prato de Presa Ibérica, puré de pastinaca e Exclusive Selection Nepal Lamjung, chutney de banana e jus de especiarias. Sabores que fazem viajar até outros continentes com o café bem conjugado e muito bem acompanhado por um vinho tinto Quinta de Camarate, colheita de 2014. A verdadeira surpresa neste prato foi o chutney de banana que combina na perfeição com os restantes ingredientes.


Chegada a hora da sobremesa, esta ficou a cargo do chef Ricardo Costa que apresentou uma Laranja Sanguínea harmonizada com Exclusive Selection Nepal Lamjung. O nome não revela muito acerca da sua composição e o aspecto do prato quase faz lembrar uma sopa de tomate. Mas não se deixem enganar e esperem até mergulhar a colher neste conjunto maravilhoso de sabores e texturas. Uma deliciosa mousse acompanhada de um cremoso gelado de pistácio e uma espécie de merengue servidos  e conjugados sobre um coulis de laranja sanguínea. A acompanhar a sobremesa, um moscatel de Setúbal, Alambre Roxo, colheita de 2012.


Como qualquer boa refeição que se preze, também esta terminou com o delicioso café, aqui acompanhado por uma espuma de leite em copo, a fazer lembrar o tradicional galão e uma mini bola de berlim. Esta proeza veio da autoria do chef Rui Paula que assim recriou o Café da Manhã acompanhado de Exclusive Kilimanjaro Peaberry

A Nespresso Gourmet Weeks estará a decorrer até ao próximo dia 14 de Maio. O próximo jantar irá acontecer já no dia 04 de Maio na cidade do Porto e com o chef Pedro Lemos como anfitrião no seu próprio restaurante. Como convidado especial estará presente o chef Pedro Nunes. Na imagem abaixo poderão consultar as restantes datas ainda disponíveis, bem como os chefs anfitriões e respectivos restaurantes. Não percam esta oportunidade de viver uma experiência gastronómica única que será um verdadeiro desafio aos vossos sentidos. 

1 comentário:

  1. Que refeição fabulosa, Célio!


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar