Bolo Invertido de Iogurte e Ruibarbo com Sementes de Papoila [receita sem Glúten]


Num piscar de olhos chegamos ao mês de Junho, o mês que nos traz os dias quentes de verão. Com ele chegam também os deliciosos petiscos e os jantares de amigos. Noites intermináveis que se prolongam por entre conversas animadas. É tempo de voltar a calçar os chinelos, de vestir os calções, de dar grandes caminhadas na areia da praia e mergulhar na água salgada do mar. Tempo de fazer uma pausa numa esplanada a saborear um delicioso gelado. Numa altura em que os dias se atropelam e nem se dá pelo tempo passar, urge aproveitar cada pequeno momento com quem mais gostamos e assim poder usufruir dos pequenos grandes prazeres da vida. 

Junho é também o mês dos santos populares, dos arraiais e dos bailaricos. É um mês de festa, de celebração, com cheiro a sardinhas assadas e a manjericos. Um mês que convida a sair de casa e a aproveitar o bom tempo que se faz sentir lá fora. A preparar refeições simples e saborosas, a pegar na cesta do piquenique, enchê-la de deliciosas refeições para partilhar e dar aquele passeio em família. És muito bem-vindo querido mês de Junho!


Junho é também aquele mês em que aparecem os primeiros frutos e legumes do verão. É um mês de abundância em que ainda existem tantos morangos para saborear - para mim os mais saborosos, aqueles que aparecem no final da primavera - em que as cerejas nos seduzem com o seu vermelho vivo nas bancas dos mercados, aparecem as framboesas, os figos e os alperces, as melancias e os melões e não tarda chegarão as primeiras amoras. Esta é também a estação em que o ruibarbo está no seu auge de sabor. Ainda desconhecido de muitos, este legume que é tantas vezes confundido com uma fruta faz as delícias em algumas sobremesas cá de casa. Adoro ruibarbo e apesar do seu preço elevado, não resisto a comprar quando encontro à venda. Combino-o com outras frutas e assim faço a melhor compota que já provei ou faço outras receitas simples como esta tarte ou esta galette. Só tenho pena que ainda seja tão difícil de encontrar ruibarbo no nosso país.

O que uso nesta receita é de cultivo biológico e veio de uma quinta no norte de Portugal. É perfeito para usar em tartes ou bolos, crumbles, para fazer compotas e usar em iogurtes e panquecas. Tenho várias receitas para experimentar mas desta vez não resisti a um bolo invertido, sem glúten e sem açúcares refinados, cuja receita pertence ao Green Kitchen Stories. Resulta num bolo bastante aromático, com um equilíbrio perfeito de sabores, não é muito doce e tem uma textura macia que lhe é conferida pela amêndoa. Uma verdadeira delícia!


Bolo Invertido de Iogurte e Ruibarbo com Sementes de Papoila 
(receita adaptada do blog Green Kitchen Stories)

Ingredientes:
| 450 g de caules de ruibarbo
| 4 c (sopa) de mel
| 150 ml de água
| 1 c. (café) de gengibre ralado
| 1 vagem de baunilha (ou 1 c. chá de pasta de baunilha)

| 200 g de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
| 75 g de farinha de arroz
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 2 c. (sopa) de sementes de papoila
| 1/2 c. (chá) de sal
| 100 g de manteiga à temp. ambiente
| 125 de mel (ou maple syrup ou açúcar mascavado)
| raspa da casca de 2 limões
| 3 ovos
| 250 ml de iogurte grego natural

Preparação:
1 - Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com 22cm de diâmetro e reserve.

2 - Corte o ruibarbo em pedaços com cerca de 5cm de comprimento (eu cortei de forma a fazer um ângulo e formar um padrão, mas isto é opcional). Leve o ruibarbo ao lume numa caçarola larga juntamente com o mel, a água, o gengibre ralado e as sementes de baunilha. Cozinhe em lume médio durante cerca de 5 minutos, até que o ruibarbo fique macio e ligeiramente caramelizado, mas ainda firme.

3 - Retire os pedaços de ruibarbo e coloque num tabuleiro a arrefecer. Reserve o xarope para usar mais tarde (se preferir, cozinhe o xarope durante mais alguns minutos para reduzir um pouco e ficar mais espesso).

4 - Numa taça misture a farinha de amêndoa, a farinha de arroz, o fermento, as sementes de papoila e o sal.

5 - Bata a manteiga e o mel durante alguns minutos até obter uma mistura cremosa. Separe as gemas das claras, reserve as claras e adicione as gemas à manteiga, batendo mais um pouco. 

6 - Junte a mistura de farinhas e a raspa de limão e envolva com uma espátula até obter uma mistura homogénea.

7 - À parte bata as claras em castelo até formarem picos suaves. Aos poucos e alternadamente envolva as claras em castelo e o iogurte na massa do bolo, misturando com uma espátula mas sem bater demasiado.

8 - Disponha os pedaços de ruibarbo no fundo da forma, de forma a formar um padrão. Verta a massa do bolo sobre o ruibarbo e alise a superfície com a espátula.

9 - Leve ao forno cerca de 50-55 minutos ou até que o bolo comece a ficar dourado. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

10 - Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma durante pelo menos 30 minutos. Desenforme sobre um prato de servir invertendo a forma. Retire o papel vegetal e pincele a superfície do bolo com o xarope.

8 comentários:

  1. Hallo
    Großartiges Rezept und erst die Fotografie, zum Träumen!!!
    Viele Grüße sendet
    Jesse Gabriel aus Berlin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Danke Jesse
      Ich bin sehr zufrieden mit Ihrem Kommentar
      Gruß

      Célio

      Eliminar
  2. Que bonito bolo e belos talos de ruibarbo!
    Aproveitar enquanto estão em época para fazer bolos bons assim :)
    Até me deu ideia para mais umas receitas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Célio,
    o bolinho está o teu bolinho!
    Eu não encontro à venda, apesar de adorar também ruibarbo!
    Gostei muito da receita, e sendo ela sem glúten quando vir ruibarbo à venda não hesitarei em trazer para experimentar :)
    Adoro as sementes de papoila a salpicar o bolo :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que bolo lindo e original, amigo Célio!
    Ficou perfeito, como seria de esperar!
    É pena o ruibarbo ser tão caro por aqui, pois gosto bastante.
    Vou levar a receita, se não a fizer com ruibarbo pode ser que faça com outro ingrediente.
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  5. Célio, só apetece meter a mão e pegar nessa fatia tão provocadora!!
    O ruibarbo tem algo de muito especial, para mim é irresistível e fico encantada a olhar para as tuas imagens. O efeito chevron fica-lhe a matar ♥ Amei!! Não seria de esperar outra coisa, vindo de ti!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  6. Célio, mais um bolo de tirar o folgo com tamanha perfeição!
    Ficou muito muito bonito e com um excelente aspecto! As fotos estão igualmente excelentes!

    Confesso que nunca utilizei ruibarbo, mas num dia destes prometo utilizá-lo :P

    Grande abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto de ruibarbo Célio.
    (Por cá o Eleclerc não tem, já fui procurar e obrigada pela dica)
    tenho mesmo pena que o meu tenha morrido este ano, e pela primeira vez não fiz um bolinho ou um crumble com ruibarbo a assinalar o verão.
    Mas fico a babar, com a fatia do teu bolo perfeito, adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar