Águas Aromatizadas - 4 Receitas Funcionais para o Verão


É do conhecimento de todos que beber água faz bem à saúde. Ainda assim tenho consciência que não bebo o suficiente e dou muitas vezes por mim a pensar que deveria beber mais água. Mas com estes dias de calor, a vontade de beber água aumenta, também devido ao facto de transpirarmos mais. Gosto de beber um copo de água logo pela manhã, ainda em jejum, dizem que ajuda a limpar o organismo. Mas durante o dia nem sempre tenho o hábito de o fazer. A única excepção é mesmo quando estou no ginásio e aí sim, bebo imensa água.

Como incentivo para passar a beber mais água  comecei a fazer águas aromatizadas. São muito simples de preparar, são saudáveis, pois não levam qualquer tipo de açúcares adicionados e podem ser preparadas com qualquer tipo de fruta, ervas aromáticas ou especiarias. Eu prefiro as que levam limão, mas tendo em conta que existe uma grande variedade de fruta no Verão, as combinações são mais que muitas. Misturamos umas ervas aromáticas ou especiarias ao nosso gosto, juntamos umas pedras de gelo e em poucos minutos temos uma água deliciosa que irá ajudar-nos a manter o corpo hidratado e a estabilizar a temperatura corporal.


No meu frigorífico passou a existir sempre um jarro com água aromatizada. Vou variando o sabor conforme a fruta que chega cá a casa. Agora já não tenho desculpas e noto que passei a beber mais água durante o dia. Das últimas águas que preparei cá em casa sairam quatro combinações deliciosas de sabores. Preparei estas receitas para acompanhar o artigo de Julho que criei em colaboração com o site Alegro, o qual vos convido a ler na íntegra aqui. Neste artigo falo um pouco da importância de beber água e dou a conhecer as águas aromatizadas como alternativa à água simples. Apresento ainda  quatro sugestões funcionais que nos irão ajudar a manter hidratados.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Águas Aromatizadas - 4 Receitas Funcionais Para o Verão

A água é um elemento natural importante. Sem ela nenhum organismo vivo existiria ou sobreviveria, estimando-se que entre 60% a 70% do corpo humano é constituído por água. Ela vai garantir o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo como um todo e tem um papel fundamental na eliminação de toxinas e no transporte de nutrientes, oxigénio e sais minerais que mantêm as células vivas. É ainda responsável por regular a temperatura corporal.

Nunca será demais, portanto, reforçar a ideia de que é importante beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Não sendo possível armazenar a água no nosso corpo, devemos ingeri-la com frequência por forma a manter o balanço entre a quantidade ingerida e a que se perde.

Contudo, manter esse equilíbrio não é fácil. Principalmente agora que os dias são mais quentes, a quantidade de água que libertamos é maior e por isso devemos beber água com mais frequência. Mas o simples gesto de beber água é para muitos um sacrifício. Por descuido ou porque simplesmente não apreciam o sabor insípido da água, é aqui que entra o papel das águas aromatizadas. Estas têm sabores mais fáceis de agradar ao paladar, além de serem saudáveis e práticas de preparar.

Para além de nos manterem hidratados e saciar a sede, as águas aromatizadas têm um papel fundamental na melhoria da digestão e na limpeza do organismo funcionando como elemento "desintoxicante".

(leiam o artigo completo aqui)


Águas Aromatizadas

Nota: para todas as receitas é usado 1 litro de água

Água Aromatizada com Morango e Manjericão
| 8-10 morangos
| 1 ramo de manjericão          

Preparação: 
Lave bem os morangos e corte-os em metades ou quartos. Separe as folhas de manjericão e coloque tudo num jarro. Acrescente 1 litro de água e deixe repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou, de preferência, durante toda a noite.

Água Aromatizada com Lima, Framboesa e Hortelã
| sumo de 1/2 lima
| 1 lima
| 1 chávena de framboesas
| 1 ramo de hortelã                     

Preparação: 
Esprema para um jarro o sumo de 1/2 lima. Adicione uma lima  cortada em rodelas finas. Junte as framboesas lavadas e as folhas de hortelã. Encha o jarro com 1 litro de água e deixe em repouso durante a noite. Varie na quantidade de hortelã consoante o seu gosto.

Água Aromatizada com Mirtilos e Alecrim
| 1 chávena de mirtilos
| 1 raminho de alecrim

Preparação:
Lave os mirtilos e coloque num jarro. Adicione 1 raminho de alecrim lavado e encha o jarro com 1 litro de água. Deixe a repousar no frigorífico durante toda a noite e na hora de servir acrescente pedras de gelo.

Água Aromatizada com Limão, Pepino e Lavanda
| sumo de 1/2 limão
| 1 limão
| 1/2 pepino
| 5-6 flores de lavanda

Preparação:
Lave bem o pepino e corte em rodelas, sem tirar a casca. Junte o sumo de 1/2 limão e as rodelas de 1 limão. Encha o jarro com água e adicione as flores de lavanda. Leve a repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou preferencialmente durante toda a noite.

3 comentários:

  1. Célio, com estas fotografias maravilhosas, sem dúvida, incentivará os seus seguidores a beber mais água! Adoro o seu blog! Por tudo! As fotografias são, simplesmente, lindas! Desde as sobremesas, bolos ou petiscos, as combinações de sabores, a apresentação cuidada e delicada de cada prato... é tudo perfeito! A minha maior dificuldade é escolher quando procuro inspiração para fazer alguma tarte ou bolo... é que são todos incrivelmente tentadores e irresistíveis! Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Eu bebo imensa água, felizmente. Mas gostei imenso destas águas aromatizadas. Onde costuma comprar a lavanda? Já procurei em alguns hipermercados e supermercados biológicos e não encontro. Muito obrigada. As fotografias são uma verdadeira inspiração, maravilhosas.

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Großartig, und die Fotografie erst, genial!
    Viele Grüße sendet
    Jesse Gabriel aus Berlin

    ResponderEliminar