Salada de Beterraba, Laranja e Feta


Por aqui contam-se os dias para entrar de férias. Julho passou rápido, Agosto também caminha apressado e já só penso naqueles dias de descanso a ouvir o som do mar, caminhar descalço na areia molhada e sentir o sol beijar a minha pele. Chegar a meio de Agosto e ter ainda um tom de pele claro é algo que não me agrada de todo. Mas acreditem, este ano ainda não consegui fazer um único dia de praia, o tempo livre não tem sido muito. Por isso já só penso em férias. Mas enquanto esses dias não chegam vamos saboreando o Verão à mesa, devagar e sem pressas. São tantas as coisas boas que esta estação tem para oferecer que seria um desperdício não as aproveitar. As refeições querem-se simples e frescas, ao sabor dos dias. E aqui as saladas são rainhas. Deliciosos combinações de sabores e texturas, cores e aromas que proporcionam momentos de felicidade e partilha à mesa. 


Como vou de férias mais tarde gosto de manter o meu bronzeado por mais tempo. Existem alguns truques para que isso seja possível, como manter a pele bem hidratada, por exemplo. Mas também a alimentação tem aqui um papel fundamental. Não acreditam?! Então leiam o artigo que criei em colaboração com o site Alegro,  que podem ler na íntegra aqui e no qual falo, precisamente, nos alimentos que podem ser consumidos de forma natural e saudável, quer seja em saladas, sopas, sumos ou batidos e que ajudam a manter o bronzeado. Apresento uma sugestão, dando especial destaque à beterraba, à laranja e ao agrião que juntos resultam numa deliciosa salada, perfeita para levar para a praia ou então para aqueles dias de preguiça em que não apetece cozinhar.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Alimentos Essenciais Para Manter um Bronzeado Saudável

Verão é sinónimo de férias, de calor e de dias longos com muito sol. Muitos são os que aproveitam para dar uns mergulhos na piscina ou então para rumar até às praias, aproveitando para carregar baterias e passar tempo de qualidade em família. Em simultâneo, aumenta a vontade de ganhar aquela corzinha especial, o "bronzeado dourado e perfeito" que todos queremos manter por mais uns meses, após o Verão.

Antes de mais, alertar para o facto que já todos conhecem. Não são as longas horas de exposição solar que nos darão o bronzeado perfeito. Bem pelo contrário, uma vez que essa prática é prejudicial para a nossa saúde, aumentando assim o risco de cancro de pele.

Então, como é possível criar e manter um bronzeado perfeito?!

Para além do uso indispensável de um protector solar adequado a cada tipo de pele e da exposição correcta e progressiva ao sol, existe um outro factor bastante relevante e que faz parte do nosso dia-a-dia, a alimentação. Ao optarmos por uma alimentação saudável, escolhendo alguns ingredientes em detrimento de outros, não só estamos a dar um tom perfeito à nossa pele como ainda estimulamos o bronzeado de forma natural. Paralelamente, manter a pele bem hidratada também vai ajudar. Para tal, devemos beber muita água e usar cremes hidratantes.

Alimentos ricos em betacaroteno, o pigmento natural existente em algumas plantas, auxiliam na produção da melanina, o pigmento responsável pela cor da nossa pele. Os betacarotenos são precursores de vitamina A que estimulam naturalmente a produção de melanina e, ao mesmo tempo, são antioxidantes que irão proteger as nossas células dos raios solares prevenindo dessa forma o envelhecimento da pele pela exposição solar.

(leiam o artigo completo aqui)


Salada de Beterraba, Laranja e Feta
Ingredientes:
| 2 laranjas
| 150 g de folhas de agrião (ou rúcula)
| 8 beterrabas pequenas (ou 2 grandes), cozidas
| 100 g de queijo Feta                           
| sumo de 1 laranja
| 1 c. (sopa) de azeite
| 1 c. (sopa) de mel
| 1 c. (sopa) de vinagre
| 1 c. (spa) de mostarda em grão
| 50 g de pinhões tostados

Preparação:
1 . Descasque as laranjas e corte-as em rodelas finas. Disponha as rodelas numa taça ou prato fundo e sobre estas faça uma "cama" com as folhas de agrião.

2 . Corte as beterrabas em rodelas e distribua por cima do agrião. Esfarele o queijo Feta e espalhe pela salada.

3 . Dentro de um frasco coloque o sumo de laranja, o azeite, o mel, o vinagre e a mostrada em grão e agite durante alguns segundos. Regue a salada com este molho e finalize com pinhões tostados.

4 comentários: