Lamington Cake


Ano novo, vida nova. Quantas vezes já ouvimos ou dissemos esta expressão?! Sempre que chegamos ao mês de Janeiro queremos mudar umas quantas coisas nas nossas vidas. Este é um mês de mudanças, de novas rotinas, um mês de renovação em que são traçadas novas metas e lançados novos objectivos. É um mês de resoluções em que prometemos a nós mesmos que iremos fazer e mudar umas quantas coisas. Mas o tempo, esse não pára, os dias continuam a avançar no calendário. E a dieta que prometemos fazer, após termos comido de forma exagerada durante as festividades, já não começa no início de Janeiro, porque afinal há sobras para comer. Talvez lá para o Carnaval. Ou então não, porque afinal até gostamos mesmo de comer. Prometemos ir ao ginásio e lá nos arrastamos em passo de caracol ao mesmo tempo que descobrimos que temos novos músculos. No dia seguinte já não vamos porque as dores se tornaram insuportáveis. Até ao dia em que acabamos por desistir. E assim, à medida que os meses avançam, lá se vão desfazendo todas as resoluções que prometemos a nós próprios que iríamos cumprir minuciosamente. 

Isto tudo para dizer que este ano não fiz qualquer tipo de resolução. E já não é o primeiro ano que o faço. Não gosto de resoluções. O meu lema é viver um dia de cada vez e lutar todos os dias por ser feliz. É isso mesmo, dar mais importância às pequenas coisas do dia-a-dia, rodear-me de quem me quer bem e fazer coisas que me façam sentir feliz. E agradecer. Sempre. Agradecer pelas boas oportunidades que vão surgindo, pelas pessoas boas que a vida se encarrega de meter no meu camino, agradecer por cada dia em que acordo e luto por ser feliz.


Se há coisa que me deixa mesmo feliz é poder ligar o forno de vez em quando e fazer um bolo. Gosto de fazer bolos, adoro o cheiro de um bolo acabado de fazer. Por isso este ano quero fazer muitos bolos, e assim contribuir ainda mais para a minha felicidade. Quero partilhar e experimentar mais receitas novas. Daí que o primeiro post do ano seja um bolo. Mas não um bolo qualquer. Este é o Lamington Cake, que faço com muito gosto para participar no 2º aniversário do desafio mensal, o Sweet World, lançado pelas queridas Lia e Susana.

Os Lamingtons são de origem australiana e apresentam-se normalmente em forma de quadrados de bolo, que são mergulhados em chocolate e cobertos com coco. Já os vi imensas vezes a passearem-se pela blogosfera e confesso que tinha vontade de os fazer. Mas por serem tão simples e nada fotogénicos a receita foi sendo adiada. Até ao dia em que a Lia lançou o desafio e ela própria fez um Lamington Cake. Fiquei convencido e soube nesse preciso momento que era desta que iria colocar a receita em prática. Não fiz os quadrados, optei antes por esta receita que segue praticamente à risca os sabores originais, mas em forma de bolo. Gostei muito do resultado, fiquei mesmo convencido com os sabores e para que não ficasse um bolo de chocolate simples coberto com coco, decidi decorá-lo com creme de Mascarpone dando-lhe um ar mais vintage.


Lamington Cake
(receita adaptada do blog La Repostería de Miguel)

Ingredientes:
{para o bolo}
| 280 g de farinha
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 120 g de manteiga
| 200 g de açúcar amarelo
| 3 ovos
| 1 c (chá) de extracto de baunilha
| 40 g de coco ralado
| 300 ml de leite

{para o recheio}
| 150 g de queijo Mascarpone
| 1 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 60 ml de natas com 35% MG
| 200 g de compota de framboesa

{para a cobertura}
| 180 g de chocolate negro
| 100 ml de Natas com 35% MG
| coco ralado

Preparação:
1 . Ligue o gorno a 170ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com 20 cm de diâmetro.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada, com o fermento e o sal e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione depois os ovos, um de cada vez, e bata bem entre cada adição. Junte o extracto de baunilha e o coco ralado e bata até todos os ingredientes estarem bem ligados.

4 . Adicione os ingredientes secos e o leite ao preparado anterior. Comece por juntar metade da farinha, depois o leite e por fim a restante farinha. Entre cada adição envolva delicadamente com uma espátula, mas sem bater demasiado.

5 . Verta a massa na forma e leve ao forno a 170ºC durante 45-50 minutos. Faça o teste do palito antes de remover o bolo do forno.

6 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos. Passado esse tempo, desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

7 . Corte o bolo na longitudinal por forma a ficar com duas camadas iguais.

8 . Corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque numa taça de vidro. Leve as natas a lume médio até que comecem a ferver e de seguida verta-as sobre o chocolate picado. Deixe repousar durante 1 minuto e depois mexa energicamente até que o chocolate se funda e assim obtenha uma ganache brilhante.

9 . Cubra uma das metades do bolo (a que irá ficar por cima) com o chocolate derretido. A outra metade (a que ficará em baixo) barre apenas na lateral. Polvilhe com o coco ralado toda a superfície de bolo que tenha o chocolate derretido.

10 . Bata o queijo Mascarpone e junte o açúcar. Adicione as natas e bata alguns minutos até obter a consistência desejada. Coloque este preparado num saco de pasteleiro e reserve.

11 . Num prato de servir coloque a primeira camada de bolo. Faça um anel de creme de Mascarpone em toda a volta. No meio espalhe a compota de framboesa e alise com uma colher.

12 . Coloque a segunda camada de bolo e de seguida decore a gosto com mais creme de Mascarpone, em toda a volta, entre as camadas.

GuardarGuardar
Guardar

47 comentários:

  1. Está espectacular, Célio! Quero apontar p fazer um dia destes :) Abraço e um Doce Ano p ti e p os teus! P.S. - descobri o prob: o Internet Explorer ñ me deixa comentar neste blog :/

    ResponderEliminar
  2. Célio,
    há muito que o meu lema é viver um dia de cada vez. Mas todo o entusiasmo que se gera à volta das resoluções de Ano Novo até que têm o seu encanto!
    O teu Lamington está absolutamente deslumbrante!
    Um beijinho enorme
    e que este novo ano te trago muita felicidade
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Meu querido Célio,
    Em primeiro lugar, um muito, muito feliz 2018 para ti e família!
    Que feliz que fico por o teu primeiro post ser este bolo dos Deuses e para o nosso SW!!
    Eu há anos que não traço objectivos nem traço metas de ano novo.
    Bem... a da dieta e do ginásio então... acho que não há ginásios que ganhem mais dinheiro com alguém, como os que me inscrevo ganham comigo (eheheheh) e quanto à dieta, já adoptei a máxima que não faço dieta não entre o Ano Novo e o Natal, mas sim entre o Natal e o Ano Novo (lol).
    Eu também sou de viver um dia de cada vez e cada vez mais, me contento com as pequenas felicidades da vida, como o dia em que te conheci no Verão passado (sem estar programado com antecedência) e tivemos aquele jantar magnífico na Cantina Peruana com a Marmita linda.
    Se em 2018 tiver outra oportunidade de estar contigo, já será mais um dia feliz a acrescentar.
    Quanto ao teu Lamington, que dizer? está tudo dito e escrito, tanto nas fotos lindas, como no texto certo?
    Fico muito feliz que participes no nosso SW e que aprecies os nossos desafios e sim, ter-te connosco é sempre um privilégio.
    Beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio :)
    Que maravilha de bolo.
    Eu fiquei fã do Lamington Cake!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que seja um bom ano Célio, com saúde e muitos bolinhos!
    Não costumo fazer resoluções, prefiro viver um dia de cada vez e isso mesmo, aproveitar todos os bons momentos que vamos vivendo. E comer tudo o que gosto!!
    O teu bolo lamington ficou dos deuses!! Lindo e quem me dera ter aqui uma fatia comigo :) Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Célio mais um bolo maravilhoso!
    Já há algum tempo que ando com vontade de fazer lamingtons e fiquei deslumbrada com este formato. Está um amor, digno de uma capa de livro!
    Também não sou de fazer resoluções.
    Espero que tenhas um ano maravilhoso.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  7. This is a testy cake you have published . A lot of thanks for this effective shared . Clipping Path | Remove White Background | Product Photo Editing

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Thanks for sharing this nice post.. Clipping Expert Asia is the best photo editing services provider company around the world. If you want to get high-quality photo editing service at a lower cost, communicate with real estate photo editing.

    ResponderEliminar
  10. Awesome blog, thank you so much for sharing such an amazing blog with us. Visit Mutual fundwala for Mutual Fund Companies, Mutual Funds India and Best Performing Mutual Fund.
    Mutual Funds India

    ResponderEliminar
  11. Nice blog thanks dear for sharing this blog. Visit, Thecorporategift for Corporate Gift Supplier and Diwali Gifts for clients, employees and family.
    Corporate Gift Supplier

    ResponderEliminar
  12. Awesome blog, thank you so much for sharing this amazing blog. Visit Mutual Fundwala Mutual Funds India and Mutual Fund Distributor.
    Mutual Funds India

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. The cake is delicious and very beautiful, looks good. I would like to try some, but definitely not as beautiful as you. Thanks for the information. Hello, I am a web developer with the most active
    ทางเข้า mgwin88 online money making. MGWIN88 is open 24 hours, easy to play, earn real money. Offers more than 300 slots games, baccarat and other games, quick deposit-withdrawal system, just 1 minute.

    ResponderEliminar
  15. I really enjoyed reading this blog. It was explained and structured with perfection; Best Digital Marketing Company in Delhi

    ResponderEliminar
  16. vegus168 โปรโมชั่น is committed to providing our customers with the best and best gaming experience and service.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. Beneficial post, you have added very useful content audience will be loving your upcoming write-ups in such a wave. We are also trusted as the mobile app development company head to us for more assistance in the IT field. Also visit: web application development company

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. I really appreciate reading such kinds of blogs. Thanks for sharing such informative articles.
    Background Removal Service
    Clipping path Service

    ResponderEliminar
  23. ISC888 สล็อตออนไลน์ แจ็คพ็อตแตกง่ายที่สุด ที่นี่ที่เดียว โปรโมชั่น วันนี้ รับเพิ่ม สูงสุด 2,000 บาท Callcenter 24 ชั่วโมง สอบถาม ปรึกษา และสมัครได้ตลอด

    ResponderEliminar
  24. สุดยอดเว็บ แทงบอลออนไลน์ หนึ่งเดียวในประเทศไทยที่ได้รับการการันตีสูงสุด

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. LSM99 เว็บพนันออนไลน์ อันดับ 1 เครดิตฟรี 300 ไม่ต้องฝาก เดิมพันครบ ทุกอย่างจบในที่เดียว สมัครง่าย ไม่ต้องโหลด ไม่ต้องฝากเงินก่อน ไม่ต้องทำยอดเทิร์น แอดไลน์ @LSM99SS

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Wiaty samochodowe to rozwiązanie dedykowane firmom, które posiadają własną flotę pojazdów. Kupno i instalacja carportów przyniesie szereg korzyści: pozwoli zachować czystość pojazdów, zwiększy bezpieczeństwo przy złych warunkach atmosferycznych oraz zabezpieczy lakier oraz wnętrze pojazdu przed wypłowieniem i przegrzaniem. Sama instalacja jest prosta i w niektórych przypadkach nie wymaga ona pozwoleń! Więcej szczegółów znajdziesz na stronie przedsiębiorstwa CoSteel: https://www.costeel.pl

    ResponderEliminar
  33. "I am exceptionally content with the substance of your article, it is advantageous and I anticipate the following article to refresh the data once more.
    "

    ResponderEliminar
  34. Of course, what a great website and informative posts, I definitely will bookmark your blog. All the Best!

    ResponderEliminar
  35. What a great article! I reaally love to read your blog, keep it up.

    ResponderEliminar
  36. I really like your writing skill, it's very unique.

    ResponderEliminar

  37. This post was awesome. Very informative and helpful for us.

    ResponderEliminar
  38. As a premier activated carbon supplier Houston, they provide critical solutions for diverse industries. Their high-quality activated carbon products efficiently purify air, water, and processes, contributing to environmental sustainability. With a strong commitment to excellence, they are a vital partner for businesses seeking effective purification solutions in the Houston area.

    ResponderEliminar
  39. Experience the delightful fusion of flavors with caramel chocolate in Khobr where rich cocoa meets the luscious sweetness of caramel, creating a delectable treat that tantalizes the taste buds. Indulge in moments of pure bliss with this irresistible confection, a true culinary delight in Khobar.

    ResponderEliminar

  40. Embrace the spirit of renewal with "New Year, New Life." Just as our best tile leveling system ensures precision and stability, January offers a chance to realign and elevate various aspects of our lives for a fresh start.

    ResponderEliminar
  41. The Lamington cake is an iconic Australian dessert consisting of squares of sponge cake coated in a layer of chocolate icing and then rolled in desiccated coconut. This delicious treat is often served at parties, afternoon teas, and special occasions. Its light, fluffy texture combined with the rich chocolate coating makes it a beloved favorite among dessert lovers worldwide. "Your comment is like a burst of confetti, adding joy to our blog. Each word is a brushstroke on the canvas of conversation, creating a vibrant tapestry of ideas. We eagerly await your next insight, as your contributions light up our digital world. Thanks for being our comment superstar!" virginia reckless driving ticket

    ResponderEliminar