Bolo Gelado de Amoras Silvestres e o catálogo Kasa


Finalmente Setembro, um mês de regressos, mudanças e recomeços! O meu mês preferido de sempre. Por esta altura a maioria das pessoas já regressou de férias e estão a voltar ao trabalho. Traçamos novos planos, novos objectivos, organizamos ideias, é o recomeçar de um novo ciclo. Os miúdos voltam à escola para o recomeço um novo ano lectivo, aprendem novas matérias e fazem novas amizades. Já em criança adorava esta altura do ano, a expectativa de conhecer uma turma nova, o cheiro dos livros novos acabados de comprar, a mochila, os cadernos e toda uma nova aprendizagem, deixavam-me a mim e a qualquer criança em êxtase.

O tempo também começa a mudar, os dias já estão mais pequenos, as temperaturas mais amenas e as noites bem mais frescas. Mas ainda há tanto verão para aproveitar! As praias, agora mais vazias e silenciosas, dão-nos tranquilidade e são o lugar perfeito para carregar baterias e dar um mergulho ao final do dia. É por isso que eu escolho sempre este mês para ir de férias. Longe das grandes confusões e enchentes de agosto, agora com temperaturas mais baixas e o sol a pôr-se mais cedo. Mas por outro lado, são dias ainda quentes e luminosos o suficiente para nos permitirem estar mais tempo na areia e aproveitar ao máximo a água salgada do mar.


Setembro é um virar de página, não só para nós que traçamos planos a nível pessoal mas também para as marcas e as empresas, que se reinventam e lançam novos artigos, sempre a acompanhar as novas tendências e com o objectivo de ir ao encontro de satisfazer as necessidades dos clientes. Isto acontece em todas as áreas, mas sobretudo na área da decoração e casa, que com o aproximar de uma nova estação, apresentam artigos irresistíveis com novas cores e padrões. É o caso da marca Kasa,  a marca de decoração que podemos encontrar à venda exclusivamente nos super e hipermercados Continente, que acaba de lançar o seu novo catálogo. Tive o privilégio de assistir ontem ao final da tarde ao lançamento deste catálogo e pude confirmar "in loco" alguns dos novos artigos que, para além de funcionais e práticos são actuais e versáteis (podem ver aqui algumas imagens do evento). Desde a cozinha ao quarto, sem esquecer a casa de banho, todas as divisões ganham uma nova vida com as colecções exclusivas desta marca que se inspira naquilo que de melhor se faz a nível internacional e acompanha sempre as preferências e tipologias das casas dos portugueses. 

Quem me conhece sabe o quanto eu adoro loiças e utensílios de cozinha. E como não poderia deixar de ser, esta foi a categoria que mais me saltou à vista. Estão a ver aqueles pratinhos em padrão azul, a fazer lembrar os azulejos tradicionais portugueses, ali na capa do catálogo?! Pois, estou em êxtase e mal posso esperar para lhes pôr a mão em cima. É difícil resistir e ao folhear o catálogo já fiquei embeiçado por mais uns quantos produtos. Prometo que à medida que os utilizar nas minhas receitas assim vos falarei deles noutros posts. Porque de facto é importante que hajam marcas como a Kasa que nos disponibilizem artigos exclusivos e atractivos, com qualidade, a grande maioria fabricados em Portugal e sobretudo a um preço muito simpático.


Para celebrar este mês de setembro, com o verão ainda a dar tréguas, trago uma receita bem fresca e deliciosa para aproveitar as lindas amoras silvestres que eu tanto adoro. Todos os anos o ritual de ir apanhar amoras nas silvas se repete e é algo que me dá algum prazer. Sujar as mãos com aquela cor púrpura e trazer alguns arranhões para casa, mas também alguns quilos daquele fruto perfumado e típico do verão. Algumas como ao natural, a maioria congelo para usar mais tarde, mas outras uso de imediato para fazer estes scones, numa limonada ou para fazer curd de amora que pode ter várias utilizações. Como é o caso deste delicioso e tentador bolo gelado de amoras silvestres que leva na sua composição uma camada de curd de amora. Com uma base crocante de frutos secos adoçados com tâmaras, esta é a sobremesa perfeita para partilhar em família

(cake stand by Coco & Baunilha)

Bolo Gelado de Amoras Silvestres
Ingredientes:
{para o gelado}
| 150 g de frutos secos (usei noz, caju, avelã e amêndoa)
| 50 g de sementes de girassol
| 40 g de floco de aveia
| 6 tâmaras s/ caroço
| 2 c. (sopa) de mel
| 1 chávena de Curd de Amora*
| 200 ml de natas
| 2 c. (sopa) de açúcar
| 1 iogurte natural
| 100 g de amoras silvestres + q.b.para decorar

*{para o curd de amora}
| 3 ovos
| 90 g de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de amido de milho
| 200 g de amoras
| 1 c. (sopa) de sumo de limão
| 85 g de manteiga

Preparação do Curd de Amora:
Numa taça bata os ovos com o açúcar e o amido de milho, até obter uma mistura lisa e homogénea.
Transfira a mistura para um tacho, junte as amoras e a raspa de limão e leve a lume médio, mexendo sempre, até começar a ferver e a ficar espesso. Junte a manteiga e mexa energicamente.
Retire do lume e coloque o preparado num liquidificador ou use a varinha mágica e triture por forma a obter um creme o mais liso possível.
Deixe arrefecer e guarde no frigorífico até usar ou coloque num frasco hermético para usar mais tarde.

Preparação do Bolo Gelado:
Forre com papel vegetal uma forma com 20 cm e reserve.
Coloque os frutos secos num robot ou liquidificador, juntamente com as sementes de girassol, as tâmaras e os flocos de aveia. Adicione o mel e triture durante alguns segundos.
Coloque os frutos secos triturados no fundo da forma, formando uma primeira camada e fazendo pressão com os dedos ou com as costas de uma colher de sopa.
Faça um segunda camada, espalhando o curd de amora sobre os frutos secos e alisando com uma colher.
Bata as natas até que adquiram a consistência de chantilly, junte o açúcar e bata mais um pouco.
Envolva delicadamente com uma espátula o iogurte natural nas natas.
Esmague as amoras com um garfo e adicione colheradas de amora à mistura de natas e iogurte.
Com uma colher faça um efeito swirl, mas sem misturar demasiado.
Verta esta mistura sobre o curd de amora e alise a superfície com uma espátula.
Leve ao congelador durante pelo menos 4 horas ou de preferência, de um dia para o outro.
Retire do frio, desenforme e decore a gosto com amoras.

14 comentários:

  1. Olá Célio,
    durante muitos anos o meu mês de férias foi o setembro, por algumas das razões que apontas, porque ainda há verão para aproveitar, e as praias estão mais calmas e românticas; as manhãs e os fins de tarde têm um encanto que não sei muito bem explicar mas que me entusiasma; porque já se nota a chegada lenta do outono, que eu tanto adoro, com os seus tons dourados... tantas razões...
    Mas entretanto já não me é possível porque tenho 2 pestinhas que começam as aulas, e existe sempre uma quantidade enorme de preparativos a necessitar da minha acção.
    Em relação ao teu bolo gelado, só pode ser maravilhoso de sabor, tanto como é de aspeto. Amazing!! e essa base do bolo, despertou-me os sentidos... tenho de experimentar urgentemente :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Aquelas loiças de padrão azul também ficaram debaixo de olho por aqui! São lindas! Lindo também esse teu bolo gelado, que cores maravilhosas, amigo! Adoro amoras silvestres e tenho a certeza que ia amar esta delícia.
    Boas férias e bom descanso para ti e a tua miúda gira! Divirtam-se muito!
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Só eu que nunca encontro quantidade razoável destas amoras que tanto adoro para me deliciar assim! ;-)
    Vou ter de fazer esse bolo gelado
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  4. Mais um receita de fazer crescer água na boca! Ainda ontem fomos apanhar amoras os 3, o meu filhote Afonso a esposa Inês é eu. Depois de umas picadelas nas silvas, o resultado foi quase 1kg de amoras e muitas risadas. Parabéns pela receita, um dia destes vou tentar, se sair como a última receita que me deste para o bolo de aniversário da Inês, menos mal! Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Arranhões por uma boa causa.
    Valeu a pena.
    Parabéns pelo gelado e pelas fotografias.
    Mom

    ResponderEliminar
  6. Setembro é dos meses do ano talvez o meu preferido, é um verão mais fresco e começam a cair as primeiras folhas (algo que adoro calcar desde pequena). Quanto às amoras, também adoro apanhar umas quantas, mesmo terminando sempre arranhada mas cheia de satisfação. Infelizmente nos últimos tempos não tenho encontrado nada de jeito nestes lados. Este bolo parece-me mesmo delicioso, as diferentes camadas ficam lindas e cada garfada deve ser irresistível, adorei mesmo :)
    Bom fim de semana!
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  7. Soooo beautiful!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  8. uauuuu se o sabor for iguais as fotos e de comer e chorar por mais.. beijinho
    http://blogmariamatias.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  9. Gosto tanto de bolo gelado, e de amoras, e desta combinação ainda mais.. mas também de Setembro. Não o meu mês favorito, mas gosto muito :)
    Sim, também gosto muito dos pratos, fazem lembrar os tradicionais alentejanos :))
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Este bolo ficou-me na ideia, é lindo! Essas cores, fabuloso!
    Gosto muito de Setembro, gosto do verão todo. Não vejo esta altura como recomeço, acho que desde que comecei a trabalhar que perdi esse hábito e essa sensação. Às vezes fico nostálgica com os dias mais pequenos e o passar ao Outono, é mais isso. E as minhas melhores férias têm sido sempre em Setembro, depois da azáfama maior do verão.
    Este bolo gelado é que é um regalo para os olhos, mister gula!
    Ficou mesmo lindo, e as fotos também.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Sweet Célio, sabes que adoro este tipo de bolos gelados do género cheesecake, ainda mais de amora ♥
    Ficou tudo adorável, amei as fotos e o stand ficou um mimo.
    Muito obrigada ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  12. Mais um bolo lindíssimo!!
    Atendendo á época do ano , se substituir as amoras por framboesas congeladas, ficará igualmente bom??

    Paula Simões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Sim, em princípio ficará igualmente bom. Mas tenha em atenção o facto de que para o gelado eu usei curd de amora. Se usar framboesas terá de fazer curd de framboesa. O curd convém ser feito com fruta fresca, pois a congelada tem sempre mais líquido. Nunca fiz o curd de framboesa, mas é uma questão de experimentar.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar